[Download] "Avaliação Emancipatória e Gestão Democrática na Escola Pública" by Glória Maria Anselmo de Souza # Book PDF Kindle ePub Free
eBook details
- Title: Avaliação Emancipatória e Gestão Democrática na Escola Pública
- Author : Glória Maria Anselmo de Souza
- Release Date : January 06, 2018
- Genre: Education,Books,Professional & Technical,
- Pages : * pages
- Size : 4682 KB
Description
Avaliação Emancipatória e Gestão Democrática na Escola Pública é uma obra que busca identificar no cotidiano escolar pistas para a materialização de conceitos educacionais tão relevantes. Avaliação emancipatória e gestão democrática, discutidos separadamente no campo das reflexões teóricas, já são sobremaneira interessantes, mas a sua corporificação articulada na prática apresenta-se como um desafio instigante. Pensá-los em uma perspectiva transversalizada e interdisciplinar amplia a possibilidade de construção de uma escola justa e competente. Vivenciamos ao longo da história da educação duas situações desafiadoras. A primeira no campo da avaliação que, de modo genérico, configurou-se como elemento de medo e desestímulo dos estudantes por representar um divisor de águas entre o sucesso e o fracasso escolar. Ao mesmo tempo, tal visão de avaliação, coaduna-se com um modelo de gestão escolar fundamentada nos princípios da administração empresarial, o que constituía a imagem de uma escola fundada na classificação/exclusão em parceria com a ideia de um diretor ligado apenas às questões administrativas da escola, sem qualquer implicação com os aspectos pedagógicos presentes no cotidiano escolar. O livro se propõe a apresentar uma discussão que problematiza tais ações à luz de contribuições teóricas, da análise de documentos oficiais e do diálogo com atores sociais que circulam na escola buscando redesenhar tais perspectivas na linha de desconstrução teórico-prática, a partir de lógicas mais críticas e inovadoras que vislumbram apontar outros horizontes para a educação e configurar-se como fonte de inspiração para professores, gestores, demais profissionais de educação e comunidade escolar de outros sistemas de ensino.